terça-feira, 15 de novembro de 2011

Semana movimentada com inaugurações do movimento social

Unidade habitacional (Minha Casa Minha Vida Rural) construída pelo SINTRAF-FETRAF
Essa semana será muito importante para o Movimento Social Organizado e o seu público-alvo. Duas inaugurações marcarão a significante atuação da APAEB de Araci, Movimento de Mulheres, Sindicato dos Agricultores Familiares e MOC, em parceria com as associações. 
Hoje, a partir das 9h, no Povoado do Barbosa, será inaugurado uma Unidade de Produção Artesanal, um esforço das instituições sociais que beneficiará as mulheres produtoras locais. Essa Unidade custou em média cerca de R$ 8 mil e ficará disponível para toda população de Barbosa. 
No sábado dia (19), a partir de 10h, da manhã, serão inauguradas 31 Unidades de Habitação Rural, construídas por meio do Sindicato, em parceria com a FETRAF-BA, Caixa Econômica Federal, Governos Estadual e Federal. Trata-se de uma iniciativa que marcam as 55 Unidades Habitacionais executadas pelo Sindicato, na zona rural. 
Essas inaugurações são o símbolo maior de como nós do Movimento Social Organizado conseguimos sobreviver. A nossa vontade de fazer é muito grande e geralmente esbarra-se na dificuldade de conseguir determinados projetos. A estrutura administrativa montada atualmente pelo Estado brasileiro é para dar prioridade as Prefeituras, como entes-federados previstos pela Constituição Federal. 
Em outras palavras, as ONG´S entram no lugar e no momento em que o Estado (Poder Público) falha. Conseguimos fazer milagre com muita dificuldade. Contudo, o que nos diferencia é a sinceridade com que tratamos os projetos desenvolvidos. Dessa forma, passamos confiabilidade ao nosso público-alvo e conseguintemente, aos financiadores de nossas ações. É assim que deve ser e vamos pra frente.