segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Ex vereador Tomé é sepultado na Ribeira.

                                                                                                                                         Por: Gidalti Moura
Tomé Santos de Santana era seu nome. Dele a comunidade que habita o povoado de Bela Vista dizia e haverá de continuar dizendo: “Existiu nesse povoado um homem chamado de Tomé da Bela Vista.”
Como já foi dito de alguem que marcou com seu nome a história da humanidade, Tomé marcou com sua vida a história da pequena comunidade de Bela Vista onde vivera a maior parte de sua existencia e de sua terrinha chamada Ribeira. Homem de luta e experimentado nos trabalhos. Esse perfil de capiau e roceiro se misturava a outro de um homem escolado pela faculdade da vida e há quem pouco saiba desse homem chamado Tomé Santos de Santana.
Apesar de uma lacuna histórica não permetir tal ciencia, Tomé deu um salto grande que não é dado facilmente por homens comuns. Tomé hoje tem seu nome registrado no panteon político do Legislativo de Araci como vereador eleito na 9ª legislatura que se estendeu de 01 de janeiro de 1993 a 31 de dezembro de 1996 quando no mesmo período estava prefeito de Araci o saudoso Daniel de Almeida Ramos. Tomé teve assento em uma das cadeiras do legislativo, juntamente com companheiros que já se foram como José Nilton da Silva Santiago. Exerceu sua vereança ao lado de companheiros que estão aí como provas vivas de sua vida de parlamentar por sua localidade de origem a Ribeira e depois de moradia a Bela Vista, como: Osvaldo Miranda Barreto, Almir Vitório de Souza, Agostinho dos Santos, Erasmo Pereira de Carvalho, Adélia Barreto de Andrade, José Santos de Souza, Antônio da Silva Firmo, Prisco Barreto de Pinho, Catarina Modesto dos Santos Lima e Valter Ferreira de Oliveira.
Conviveu também com Tomé na Cãmara Muncipal o vereador João Santana dos Santos, o João de Osvaldo, quando foi convocado para assumnir a vacância por morte de José Nilton Santiago.
Seu sepultamento no dimingo 19 de fevereiro agitou e comoveu a popolação de Bela Vista que recebeu o cortejo indo parar na Igreja Adventista das localidade, um bonita igreja que ele ajudou a erguer como membro adventista da comunidade. A cerimonioa funebre foi oficiada pelo pastor Jafé Chaves que teve muita dificuldade de desenvolver os trabalhos diante da grande multidão que se imprensava em frente ao esquife do irmão. Depois o cortejo seguiu rumo ao seu lugar de origem a Ribeira e lá no cemitário local entgre muita comoção foi sepultrado por volta das 18 horas.
Naquela tarde de garoa enfeitada por um duplo arco-ires no céu, registrou-se a presença do autpr desta matéria que acompanhou todo o fato movido por tres sentimentos: Por ser considerado sobrinho, casado com sua sobrinha Zenaide, por ser um amigo e estar representando com outros secretários municipais o governo da prefeita Nenca, forçosamente ausente e por ser também um irmão na profissão da fé adventista.

A igreja ficou pequena para receber tantos irmãos e amigos de Tomé.
A pequena Ribeira recebe a agitação de carros, motos e gente.
Em frente ao cemitério a multidão parava para a despedida a Tomé.
O arco de Deus estava no céu como um concerto eterno de vida imortal.