sexta-feira, 2 de março de 2012

Combate à seca: Município de Araci é beneficiado com projeto das cisternas

Por: Do Karmo Carvalho
Mais de 700 pessoas da zona rural acompanharam a apresentação da Prefeitura Municipal de Araci, na manhã desta quinta-feira (01), sobre o projeto das cisternas do Ministério do Desenvolvimento Social – MDS, que através do Consórcio – Consisal, chegou à prefeitura de Araci, graças ao trabalho de combate a seca da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.
Araci foi um dos nove municípios do Consisal que receberam o projeto das cisternas conforme suas demandas. Araci tem a segunda maior demanda entre os nove, ficando atrás apenas de Monte Santo. Em Araci, serão construídas 540 cisternas no primeiro semestre e mais 540 cisternas serão construídas no segundo semestre de 2012.
Através do Consisal, a prefeitura, recebeu também o projeto de limpezas das barragens e aguadas que abastecem comunidades rurais – por exemplo, a limpeza e ampliação da barragem da Laranjeira e Caldeirão.



Mais de 700 pessoas estiveram no evento na manhã desta quinta-feira, 01.


O projeto foi detalhado pela Prefeita Nenca e Secretário Antônio Pimentel.

O projeto exigem critérios das famílias para receberem a cisterna, como ser uma família de baixa renda e está inserida no programa Bolsa Família; família chefiada por mulher e família com membros que possuam deficiência física e algum membro idoso.
A Prefeita Nenca, considerou o momento da chegada do projeto, como momento histórico, isso porque o município de Araci tem ainda uma grande lacuna de necessidades de abastecimento de água para a zona rural que esperar ser preenchido. “Araci tem um grande projeto de abastecimento de água, que é o Araci Norte. Através da  secretaria de agricultura fazemos um número grande abastecimento de água através de caminhões pipas. E agora, chegou mais um, que vai ajudar e fortalecer o abastecimento na zona rural” – disse.
O Secretário de Agricultura Antônio Pimentel, disse que a secretaria vai administrar junto ao executivo o recurso e as obras de construção das cisternas que deverão iniciar o mais rápido possível.