sexta-feira, 29 de junho de 2012

Campanha arrecada alimentos para vítimas atingidas pela seca na Bahia

seca na bahia (Foto: Glauco Araújo/G1) 
Entidades da sociedade civil promovem campanha contra fome para os municípios atingidos pela seca na Bahia. Os interessados em ajudar devem levar os alimentos não perecíveis até o dia 31 de julho na sede do Corpo de Bombeiros, na unidade Iguatemi e na sede das Voluntárias Sociais localizada no bairro do Campo Grande.
A partir do dia 09 de julho outros postos serão abertos na capital baiana. Quem quiser fazer a doação pode levar até os postos distribuídos em supermercados como Gbarbosa unidade do Costa Azul, Mercantil Rodrigues na Cidade Baixa, Atakareko do Caminho de Areia e Hiper-Iguatemi.
Já no sábado (21) cerca de 400 voluntários irão receber os alimentos em diversos pontos. Intitulado como dia S, a ação acontece principalmente nas portas dos grandes supermercados da cidade, das 8h às 18h.

Entrega
Os alimentos arrecadados serão entregues no interior do estado, em 14 pontos da Polícia Militar onde serão posteriormente distribuídos através de cesta básica para a população com acompanhamento da Defesa Civil do Estado.
A seca que atinge a Bahia já é considerada a mais intensa dos últimos 47 anos e está provocando reflexos na produção agrícola e pecuária do estado. A falta de chuva e a escassez de água nos leitos de alguns rios provocou a perda de 25% do que foi plantado, de acordo com Rui Costa, secretário da Casa Civil e coordenador do Comitê Estadual para Ações Emergenciais de Combate à Seca.
Ao todo, 242 cidades decretaram situação de emergência e 209 foram homologados pelo governo estadual, de acordo com o Diário Oficial do Estado.

Segundo o Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia, a seca registrada no estado em 1965 tem características semelhantes ao atual período de 2012.

Fonte: g1.com/ba