quinta-feira, 19 de julho de 2012

A Anatel e representantes da operadora Claro se reúnem em Brasília. À tarde, o encontro é com a Tim. As duas empresas e também a Oi estão proibidas de vender novas linhas a partir de segunda-feira.

Os Procons receberam, no primeiro semestre, quase 450 reclamações por dia, contra as empresas de celular. Essas queixas nem entraram nas contas da Anatel. Para cancelar as vendas de novas linhas, a agência considerou o número de chamadas que a operadora completa, em quantas a linha cai e a quantidade de reclamações feitas na agência e que foram resolvidas.
A partir de segunda-feira, a Tim fica proibida de vender novos chips em 18 estados e no Distrito Federal; a Oi em cinco e a Claro, em três. Quem descumprir a determinação pagará multa mínima de R$ 200 mil por dia.
Independentemente das empresas reclamarem com relação a suspensão, o objetivo é que ela atinjam os patamares mínimos de qualidade oferecendo um serviço que realmente seja entregue. Então quando a pessoa compra um serviço, o objetivo da Anatel é que ela receba o que ela contratou”, explica Bruno Ramos, superintendente de serviços privados da Anatel.
Para voltar a ter novos consumidores, as empresas têm que apresentar, em até 30 dias, um plano detalhado, por estado, para melhorar a qualidade no atendimento e ampliar a capacidade da rede de telefonia. Para quem já é cliente das operadoras punidas nada muda. Você pode, se quiser, inclusive, fazer a portabilidade: mudar para outra empresa sem perder o número da linha.
O sindicato das empresas de telefonia diz que as leis municipais e estaduais é que estão impedindo a ampliação da infraestrutura das operadoras e que é preciso acabar com essas dificuldades.
“Nós temos aproximadamente 250 leis que restringem nossa implantação de antenas e torres. É exatamente este o ponto que nos dificulta principalmente na necessidade imperiosa de ampliação de antenas pra dar um serviço com a qualidade que a população merece”, diz Eduardo Levy, diretor-executivo do Sinditelebrasil.

A Oi disse que está investindo seis bilhões de reais este ano e que a análise feita pela Anatel não leva em conta os investimentos para melhorar a rede.

A Tim considerou extrema a medida. A empresa informou que já investiu três bilhões de reais na expansão da rede e que vai tomar todas as medidas para voltar a operar normalmente.

A Claro está surpresa com a decisão. Afirmou que a medida se baseou em problemas pontuais registrados nas centrais de atendimento. A operadora disse que faz fortes investimentos em rede no Brasil e só este ano vai gastar R$ 3,5 bilhões.

Da Redação com informação: g1.globo.com