Por ser um dos municípios atingido pela seca, Santaluz como várias cidades da região sisaleira também convive com outro problema que é a falta de aguadas para abastecer povoados que não dispõe de água encanada. Atualmente o Riacho da Cruz que fica à 7 km da cidade é o único açude que abastece todo município, que tem uma imensa extensão territorial, onde corresponde a 1.620 km².
Segundo Cristiano da Silva motorista de caminhão pipa que utiliza do açude, acredita que daqui a dois meses não haverá mais água na região. Crisinho como é conhecido disse ainda que não existe água em nenhum outro açude ou barragem do município. "A água sai de bicicleta, moto, jegue, caminhonete e caminhão dia e noite e o liquido não serve para o consumo humano", disse Crisinho. "O custo de uma carga de água depende da distancia do local ao destino, no caso da sede o interessado paga R$ 130 por 7 mil litros", finalizou o motorista.
De acordo com o calila notícias apenas as comunidades de Pereira e região que ficam a 70 km de Ferreiros não pega água do Riacho da Cruz, algumas delas contam com água encanada. A barragem de Riacho da Cruz quando chega a sua capacidade máxima atinge uma extensão d’água de aproximadamente 4 km e serve também para irrigar pequenas propriedades.