Começa nesta terça-feira (18) a greve dos bancários. Na Bahia, a categoria decidiu em assembleia realizada na quarta-feira (12) interromper o funcionamento dos bancos por tempo indeterminado. Segundo a categoria, a maioria das 800 agências do estado deve parar.
Durante o período de greve, serviços como solicitação de empréstimos, transferências entre agências diferentes, saques de valores altos e pagamentos de contas acima de R$ 5 mil serão suspensos. As demais atividades podem ser feitas pela internet e nos terminais de autoatendimento.
Rubem Carneiro, coordenador do Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor (Procon), explica que as pessoas que tiverem suas contas vencidas têm direito de fazer os pagamentos nas agências após o término da greve, sem o acréscimo de juros, multas ou correções.
Os bancários reivindicam aumento salarial de 10,25%, piso salarial de R$ 2.416 e mais segurança nas agências. A Federação Nacional dos Bancos ofereceu até agora um percentual de 6%. Por lei, pelo menos 30% do efetivo de funcionários deve trabalhar durante a greve. O não cumprimenro pode gerar multa à categoria.
Fonte:Do G1 BA
Grevistas colam faixas em frente a agências no centro da