Por: Angélica Oliveira
Há duas semanas as inscrições para o novo empreendimento do Programa do Governo Federal Minha Casa Minha Vida, que está sendo construído no Bairro da Bombinha em Araci, tem atraído muitas pessoas para a sede da Secretaria Municipal de Ação Social para cadastrar-se no projeto aventurando uma casa no novo condomínio – o Residencial Sol Nascente.
O “Minha Casa, Minha Vida” é um programa do governo federal que tem transformado o sonho da casa própria em realidade para muitas famílias brasileiras. Em geral, o programa acontece em parceria com estados, municípios, empresas e entidades sem fins lucrativos.
O programa na cidade de Araci já beneficiou 204 famílias contempladas que hoje moram em casa village, no chamado Residencial Araci. Agora o programa está finalizando a construção mais de 320 casas, além das 180 já confirmadas que começarão a ser construídas em 2013.
Mas o que chama a atenção é o fato de muitas pessoas dormirem em frente à sede da secretaria para conseguirem uma senha para atendimento no dia seguinte. “Não há necessidade de tal comportamento, já que as senhas são distribuídas duas vezes pela manhã e o atendimento é ate as 14h. Pessoas que chegam ate as dez horas da manhã ainda conseguem atendimento”- disse uma funcionária da secretaria.

Pessoas dormem enfrente a Secretaria Municipal de Ação Social para conseguir uma senha para se inscrever.
As pessoas que se inscrevem neste programa faz um financiamento e tem que pagar, dependendo da renda mensal, um valor que varia de 50 a 100 reais por mês. A quitação da casa pode demorar ate dez anos e as famílias para serem contempladas precisam ter o cartão do bolsa família como uma garantia de renda.
O aluguel na cidade é uma dura realidade para quem recebe apenas um salario mínimo e tem várias outras despesas, pois não se encontra uma casa “arrumada” por menos de 150 reais, muitas vezes ate sem inclusão nas contas de água e Luz. O que acarreta em mais dívidas ao longo do mês.
Da Redação
Fonte: Portal Folha