sexta-feira, 15 de março de 2013

Mulheres do Povoado Miranda recebe prêmio de R$ 20 mil, “Mulheres Rurais que produzem o Brasil Sustentável”


O Grupo Mulheres de Fibra, do povoado de Miranda, que faz divisa entre Araci e Santaluz, receberam das mãos da Presidenta Dilma, o Prêmio Mulheres Rurais que Produzem o Brasil Sustentável, com um cheque no valor de R$ 20 mil reais. A entrega aconteceu nesta quarta-feira (13), em Brasília, no lançamento do “Programa Mulher, Viver sem Violência”.

O grupo ficou em primeiro lugar na premiação: “Mulheres Rurais que Produzem o Brasil Sustentável”, organizada pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República. O concurso destacou 30 iniciativas para o troféu, selecionando dez experiências que obtiveram maiores pontuações.
A premiação tem como objetivo dar visibilidade ao trabalho de mulheres do campo e da floresta, por meio da organização produtiva e no fortalecimento da sustentabilidade econômica, social e ambiental. O grupo Mulheres de Fibra é formado por mulheres agricultoras familiares do município de Santa Luz que trabalham com o beneficiamento da fibra do sisal e produzem peças de artesanato como bolsas, tapetes e chapéus.
O grupo integra a Rede de Produtoras da Bahia e é considerado uma experiência de destaque no território, recebendo diversas visitas e convites para participar de eventos e espaços de discussão e participação social.
No ano de 2012 ficou conhecido nacionalmente através de uma reportagem produzida pela equipe do Globo Rural, da TV Globo e vem sendo reconhecido a cada dia pelo trabalho que desenvolve para a geração de renda, organização e autonomia das mulheres rurais.

Da Redação
Informações MOC