segunda-feira, 8 de abril de 2013

BA-VI da paz, PM não registra ocorrências graves na região da Arena durante 1° jogo


Saída da Fonte Nova foi tranquila, segundo a polícia (Foto: Egi Santana/G1)Saída da Fonte Nova foi tranquila, segundo a polícia (Foto: Egi Santana/G1)












O  clássico Ba-Vi, que inaugurou o campo da Arena Fonte Nova com cinco gols do Vitória sobre o Bahia neste domingo (7), em Salvador, foi marcado pelo clima pacífico em relação à segurança, de acordo com a Polícia Militar. Dentro ou no entorno do estádio, não foi registrado nenhum caso policial antes, durante ou depois do jogo.
A 2° Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), situada no Barbalho e que cobre a área, não foi acionada para prestar atendimento nesse período, até por volta das 19h. De acordo com o major Everaldo Maciel, o posto recebeu "alguns" torcedores com pequenos ferimentos, devido a situações que não têm relação com a violência.
Pouco depois do fim do jogo, a Central de Polícias (Centel) recebeu alguns chamados vinculados a torcedores. Em um deles, foi informado que torcedores do Bahia faziam "tumulto" dentro de um ônibus, que se deslocava sentido terminal rodoviário, na Avenida ACM. Em outro, foi relatado que, na Avenida Vasco da Gama, há um grupo de mais de 10 pessoas de uma torcida organizada do Vitória jogando pedras em ônibus."Foi tudo tranquilo. Isso se deve a um conjunto de ações, ao comportamento dos torcedores, ao planejamento da segurança que foi feito. Na madrugada inteira, já tínhamos rondas específicas, que percorreram pontos de ônibus, estações de transbordo. Tiveram alguns atendimentos, mas não foram relacionados a agressões, como torcedor que passou mal. Graças a Deus, não teve problema", explicou o major. Segundo ele, o esquema se mantém durante a noite por conta da volta dos torcedores.
"Saí quando tava em 3x0 para o Vitória e vim esperar meu amigo aqui fora, pelo menos não vi a vergonha de tomar 5x1", disse o torcedor Péricles Santiago, do Bahia, ao deixar o estádio antes do fim do jogo. Ele deixou o local pelo acesso norte, reservada aos tricolores. As torcidas organizadas, no entanto, saíram 30 minutos após o término da partida, acompanhadas de uma escolta policial. A medida visava reduzir a possibilidade de confrontos entre torcidas, explicou a PM.
Parte da torcida do Bahia siau antes do término a partida (Foto: Egi Santana/G1)Parte da torcida do Bahia siau antes do término a partida (Foto: Egi Santana/G1)