Em Araci, o Sintraf vem trabalhando anualmente a campanha, e em cinco edições, mais de 1700 pessoas já foram beneficiadas. Só em 2007, por exemplo, 350 mulheres rurais tiraram a primeira via dos documentos pessoais.
Boa parte das pessoas que moram no campo não tem todos os documentos pessoais, CPF, RG, Carteira e Trabalho, entre outros. Isso dificulta o acesso às políticas públicas e benefícios do governo. Conforme dados levantados pelo Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Família de Araci – Sintraf, o número é maior entre as mulheres agricultoras que muitas às vezes não têm nem mesmo a certidão de nascimento.
Para reduzir este problema, o sindicato vem desenvolvendo a Campanha de Documentação da Trabalhadora Rural. O Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural foi criando em 2004, com intuito de possibilitar a emissão gratuita de documentos civis, trabalhista e de acesso aos direitos previdenciário. Em Araci, o Sintraf vem trabalhando anualmente a campanha, e em cinco edições, mais de 1700 pessoas já foram beneficiadas. Só em 2007, por exemplo, 350 mulheres rurais tiraram a primeira via dos documentos pessoais.
Apesar de ser uma campanha volta para mulheres, o Sintraf também abriu espaços para os homens que queira regularizar a documentação.
Nesse ano, a campanha começa no dia 02 de maio – na sede do município. No dia 03 o mutirão será na comunidade de Barreira e no dia 04 em Pedra Alta. O Sindicato espera que esse ano a quantidade de atendimento seja superior aos dos anos anteriores por conta do apoio da Prefeitura.
As pessoas que não tem ou falta algum documento pessoal, ou que ainda têm documentos com fotos em preto e branco, documentos rasgados e sem assinatura do titular deve procurar o mutirão que será realizado de 02 a 4 de maio. Mais informações os interessados devem procurar a sede do Sintraf. Fique atento, afinal, sem documentos o cidadão ou a cidadã não existe.
Da Redação do blog
Fonte; Portal Folha