quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Agricultores recebem o cartão cidadão do Garantia Safra

Mais de 300 cartões foram entregues aos agricultores que aderiram ao seguro safra em 2011. Uma equipe da caixa econômica federal e da Secretaria Municipal de Agricultura fizeram a entrega dos cartões aos agricultores na manhã desta terça-feira, 28, para que eles tenham acesso ao dinheiro do benefício.
O Garantia Safra é um benefício social vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário. Seu objetivo é garantir renda mínima para a sobrevivência de agricultores de localidades atingidas sistematicamente por situação de emergência ou calamidade pública por causa de estiagem ou excesso hídrico que de certa forma prejudica a lavoura e a safra.
Em 2011 a prefeitura de Araci bancou 3000 cotas do seguro safra. Um investimento de 17 mil reais.
Os recursos para o pagamento do benefício são constituídos das contribuições dos próprios agricultores – em Araci esta contribuição (taxa de adesão), custa ao agricultor pouco mais de R$ 3 – dos municípios, dos estados e da União. Essas contribuições formam o Fundo Garantia Safra, administrado pela caixa econômica desde 2003.
O valor da contrapartida do município de Araci vem aumentando significantemente. O atual governo municipal através da secretaria de agricultura do município, em 2011 pagou 3.000 cotas, onde 1.290 agricultores se inscreveram e 1013 pagaram a sua contrapartida (de R$3,20 centavos), mas apenas 959 agricultores tiveram a perca total da safra comprovadas pelos técnicos da Ebda dando direito a receberem o benefício que passa dos 600 reais.
Agora a prefeitura já abriu um novo cadastro para o seguro safra 2012 na secretaria de agricultura. O poder executivo vem aumentado o número de cotas a cada ano. Em 2010 a prefeitura entrou com a contrapartida de 1500 cotas e em 2011 chegou a três mil um investimento de 17 mil reais.
Para o diretor da Ebda regional, Valdir, a ação da prefeitura de Araci é quase o único na região do sisal que aciona grande número de cotas do seguro e, segundo ele, isso mostra que o governo municipal quer ver a agricultura do município fortalecida. “Araci é um dos poucos municípios da região que a prefeitura paga a contrapartida de 3000 cotas” – disse o representante da Ebda regional, Valdir. “Em 20 municípios que trabalhamos, Araci e Serrinha são os únicos municípios a aderirem em grande escala o seguro”.
Matéria enviada pela Ascom da PMA
Do Karmo Carvalho