terça-feira, 13 de março de 2012

Região do Sisal ( sisal no sertão ) fonte de renda

O território do Sisal, mais conhecido como região Sisaleira da Bahia, está localizado no semi-árido nordeste do estado (a pouco mais de 200 km de Salvador). São quase 800 mil habitantes na região sisaleira, distribuídos em 25 municípios.
História
Na região sisaleira, a planta do sisal chegou em 1910, no município de Santa luz. Segundo Nelci Lima da Cruz, poeta e escritor do município, o sisal foi importado da Paraíba para a fazenda Bebedouro em Santa Luz.
A partir daí, a planta progrediu se expandindo para toda região. Os municípios de Santa luz(conhecida como a capital do Sisal), São Domingos, Valente e Conceição do Coité são os que mais se destacaram na produção e cultivo do sisal e se tornaram referências nessa área. Mas, hoje em dia Conceição do Coité têm a maior produção de Sisal.
Cultura
A região do Sisal tem uma cultura bastante diversificada, onde tradicões antigas tentam resistir à modernização que aos poucos modifica alguns cenários da região. Tradições como o Reisado, o Boi Roubado e a Literatura de Cordel possuem fiéis adeptos. Existem ainda os grupos de cantiga de roda como o Cantadeiras do Sisal e diversos grupos de teatros que em sua maioria integram jovens. Alguns municípios como São Domingos realizam semanas de cultura, Salgadália, distrito de Conceição do Coité realiza uma das mais tradicionais semanas de cultura. O maior evento cultural da região é Festa da Quixabeira que reúne as principais manifestações culturais num grande evento sempre realizado em diferentes cidades. 


fonte: regiao do sisal