quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Autoestima, respeito mútuo e responsabilidade. Tema do seminário de abertura do ano letivo em Araci


O dia escolhido, 28 de fevereiro de 2013.  Não foi uma semana pedagógica como era comum acontecer, longas palestras – até cansativas, vários dias, muitos temas e muito cansaço, claro. A Secretaria Municipal de Educação de Araci, praticamente na estreia da nova gestão, inovou o conceito de semana pedagógica e buscou mais flexibilidade nos temas apresentados. Resumir em apenas um seminário foi a melhor forma que a Secretária Manoela Teixeira encontrou para passar a mensagem do governo aos 827 professores que são dinamicamente distribuídos para atender um universo de quase 15 mil alunos.  “Autoestima, respeito mútuo e responsabilidade” é a mensagem que cada professor captou no seminário, e se for colocado em prática, será a semente para a construção de um novo caminho e o inicio de uma nova história na educação de Araci.
Seminário de Abertura do Ano letivo em Araci FOTO: Do Karmo Carvalho
O ano letivo começa em Araci com grandes expectativas
de mudança na educação.

O Centro Paroquial ficou repleto e com quase duas horas de atraso o seminário começou com a formação da mesa, tendo no centro o Prefeito Silva Neto, a Secretária Municipal de Educação Manuela Teixeira, a Primeira-dama Rita Adriana, o Diretor da DIREC 12 de Serrinha – José Givaldo, o Presidente da Câmara, Vereador José Augusto entre outros convidados.
Depois do lançamento da marca do governo e a entoação dos hinos nacional e municipal iniciou-se os pronunciamentos.
Seminário de Abertura do Ano letivo em Araci FOTO: Do Karmo Carvalho
(Na ordem da Foto) Diretor da DIREC 12 de Serrinha –
José Givaldo, o Radialista José Socorro,
Presidente da Câmara Vereador José Augusto,
a Primeira-Dama Rita Adriana e Gilcemar da APLB

Secretária  Manuela Teixeira FOTO: DO Karmo Carvalho
Secretária Municipal de Educação
 Manuela Teixeira
A secretária Manuela agradeceu a presença de todos e disse que era chegado o momento de colocar em ação o inicio do novo tempo da educação de Araci, apesar dos desafios que vem surgindo a cada dia, mas com dedicação e autoestima todos os desafios serão vencidos. Apresentou a preocupação com as questões ambientais ao apresentar o copo biodegradável que estava sendo usado no evento para todos tomarem água. Citou que em algumas escolas ainda não foi possível fazer uma restauração do prédio, mas que durante os primeiros meses deste primeiro semestre todas as escolas passarão por reformas. “Acredito que se cada professor se fizer seu papel com carinho e dedicação, teremos muito em breve, uma educação melhor no município” – concluiu suas palavras agradecendo.
Seguidamente usaram a palavra o Diretor de DIREC 12, José Givlado – onde disse que buscaria fechar parcerias entre estado e município, o Radialista José Socorro, o presidente da Câmara Vereador José Augusto, Gilcemar da APLB e a Primeira-Dama Rita Adriana.
A Vice Prefeita Maria Betivânia se pronunciou fazendo um pedido: “Vamos trabalhar em parceira, com garra e dedicação para mudar a nossa educação” – disse.
Prefeito Silva Neto -Araci: FOTO -Do Karmo Carvalho
“Tenho certeza que a educação de Araci
viverá um novo tempo, uma nova história,
 será uma luz que brilha além do horizonte,
 porque esta luz são vocês professores”
 – Silva Neto


O prefeito Silva Neto, leu um texto emotivo e seguiu com suas palavras dizendo que está em licitação os serviços de uma empresa para a reforma e melhoramento de escolas em todo município.  Já sobre os concursados e os servidores das 40 horas que tiveram a carga horária reduzida para 20, o prefeito citou que o que for “de direito do servidor, o seu governo vai garantir esse direito dentro da legalidade e conforme a Lei”. Silva Neto ainda focou no compromisso do governo em garantir atender as necessidades da classe docente, mas pediu que os professores se dedicassem o máximo pela educação dos alunos. “Sou gestor e buscarei fazer o que muitos não fizeram principalmente pela educação, mas são de vocês professores que deve ser o empenho maior para o bom aprendizado do aluno. Araci está de parabéns pelos professores que possuem” – ele continuou afirmado que será aplicada a política pública na educação, problemas surgirão no dia a dia, mas serão pequenos diante do “exército” de servidores dedicados a causa educacional. “Tenho certeza que a educação de Araci viverá um novo tempo, uma nova história, será uma luz que brilha além do horizonte, porque esta luz são vocês professores” – e finalizou aplaudido pela multidão.
Ainda na parte da manhã aconteceram as palestras com o senhor José Luiz Santiago, tratando da temática “Meio Ambiente: Responsabilidade de Todos” e a palestra essencial para os professores com o professor Ialdemir Santana tratando do tema do seminário.
Na parte da tarde, o Padre Luís Ademir – da Paroquia de Araci, palestrou sobre a Campanha da Fraternidade e em seguida a palestra mais esperada do dia: Professor Jorge Portugal explanou sobre a “Educação frente aos desafios da atualidade”.
Alunos e professores, assim como diretores, coordenadores e todos envolvidos na área educacional nas escolas “pegarão no batente” na próxima segunda-feira, 04, quando se iniciam as aulas.
          Fonte: Portalfolha