segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Araci representa a Bahia entre os municípios que receberão os médicos cubanos

Durante uma solenidade ocorrida na manhã desta segunda-feira, em Salvador, para recepcionar os médicos estrangeiros que irão atuar nos municípios da Bahia, Araci foi o município escolhido para recepcionar e representar a alegria do Estado com a chegada destes novos profissionais.
Na coletiva que aconteceu na sede da União dos Municípios da Bahia (UPB), no Centro Administrativo, a médica cubana Dâmara Morejon já está ansiosa: “A expectativa é grande e esperamos muito carinho da população. Sempre existe uma ansiedade, mas estamos preparados para enfrentar o desafio com muito amor e dedicação”.
O secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, afirmou que a Bahia é o estado que conseguiu maior número de registros provisórios já liberados para que os médicos estrangeiros comecem a trabalhar no Brasil. “Quase a totalidade das pendências está sendo regularizada e os demais registros serão concedidos o mais rápido possível”.
A secretária estadual de Relações Internacionais, Suzana Sá, destacou que os médicos estrangeiros estão trazendo conhecimento e experiência, e “estarão contribuindo para superar as dificuldades e carências que estamos vivendo”. Durante a coletiva, os prefeitos de Araci e Tucano, outro município beneficiado com a chegada dos médicos estrangeiros, foram apresentados aos profissionais que atuarão nos respectivos distritos.
Outros dois médicos estrangeiros vão atuar em Salvador, totalizando 59 médicos do programa disponibilizados para a Bahia. Dos profissionais que seguem para o interior, 56 são formados no exterior, dos quais 29 já estão credenciados para atuar no Brasil, além de uma brasileira.
Os médicos concluíram na última sexta-feira (20) o período de adaptação, quando receberam informações sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) e os municípios onde vão atuar. Os profissionais vão compor as equipes das unidades de saúde da família e prestar atendimento exclusivo na atenção básica. O programa faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do SUS, que prevê também mais investimentos em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde há escassez e ausência de profissionais.
Da redação:
*Com informações da SECOM/BA: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Araci