quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Monitores do PETI e Projovem estão de bem com a Prefeitura

Por: Gidalti Moura
A reunião foi na Secretaria de Desenvolvimento Social
O PETI é um programa do Governo Federal que visa erradicar todas as formas de trabalho infantil. O programa já passou por situações em Araci com a terceirização do Governo na tentativa de integrá-lo ao Bolsa Família. Já o Projovem Adolescente integra o Programa Nacional de Inclusão de Jovens como modalidade exclusivamente destinada à faixa da juventude compreendida entre os 15 e 17 anos. É um serviço sócio-educativo de proteção social básica, ofertado aos jovens pelos Centros de Referência de Assistência Social e entidades conveniadas da rede sócio-assistencial e é desenvolvido tanto um como o outro em parceria com a prefeitura através da Secretaria de Desenvolvimento Social.
A prefeita Nenca marcou uma reunião com todos os monitores do PETI e PROJOVEM antes do início de suas atividades previstas para o início de março com a determinação de criar um ambiente de trabalho das duas equipes com a prefeitura e a secretaria. A prefeita disse que os monitores do PETI desenvolviam um trabalho como verdadeira missão, erradicando o trabalho infantil, mobilização da sociedade para isso, além de proteger o trabalhador adolescente quando houver.
Elogiou também a trabalho da equipe do Projovem, no fortalecimento dos vínculos familiares e de convivência dos jovens com a comunidade e escola e sua permanência na sala de aula.
Missões dessa natureza merecem todo apoio do poder público, foi para isso que marquei essa reunião com todos vocês, disse a prefeita. E ao escutar os monitores a prefeita se comprometeu resolver todos os problemas que estavam prejudicando suas missões.

A prefeita Nenca, Secretária Sorais, Noélia do Peti e Nilzete do Cras.
As equipes agradeceram de pé as providências da prefeita.

O primeiro deles era o atraso de quase três meses de pagamento. Deixou claro que os programas do governo federal nem sempre cumprem com as remessas dos fundos por isso ocorre atrasos e garantiu a todos que os salários deles estariam entrando na conta deles a partir de amanhã, dia 14 do corrente, colocando em dia suas vidas para que pudessem produzir com mais tranquilidade.
Falou sobre o salário de janeiro do pessoal do projovem que o salário de janeiro ainda não fora pago pelo mesmo motivo de atraso no programa, mas que estaria pagando também o projovem amanhã com recursos do fpm até que chegue o recurso do programa. A prefeita finalizou dizendo que não vai deixar que os monitores de nenhum dos programas passem privação pelo atraso no pagamento dos programas e que fará com que eles sejam pagos com recursos da prefeitura.