segunda-feira, 1 de abril de 2013

Bloco do Mofo


Bloco do Morfo 2013Desde sua primeira aparição pelas ruas da cidade no domingo de páscoa em 2008 o bloco idealizado e fundado pelo radialista e apresentador José Socorro, vem superando seus próprios recordes a cada ano que se apresenta foi o que disse o seu principal pierrô que neste ano veio fantasiado de saltimbanco. O experiente folião se posicionava a frente de uma multidão de gente de todas as idades e segundo ele, em numero bem maior que no ano passado, sem, todavia arriscar a quantidade de pessoas envolvidas diretamente no desfile.
A presença dos bonecos gigantes sempre foi uma atração marcante e nessa sexta versão lá estavam eles se destacando no meio da multidão atraindo a atenção de todos especialmente das crianças.
A idéia inicial era promover a alegria para o grupo da terceira idade que tinha sua convivência coordenada por um seguimento social (SIC) da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Araci. Chamado de Bloco do Mofo, seu idealizador dizia que era como tirar as velhas fantasias do armário, sacudir o bolor, dar um cheiro de lança perfume e cair na folia dando mais vida à própria existência dos sexagenários de ambos os sexos.
A cada versão o Bloco do Mofo foi crescendo, recebendo apoio da Secretaria de Cultura e de outras secretarias municipais e com seu desempenho pessoas de todas as idades passaram a se envolver nesse bloco que enfeitam as ruas de Araci todos os segundos domingos de páscoa, todos os anos.
Neste ano, diz José Socorro, o desfile estava como um dos melhores de todos os outros anos. É que a notícia de seu trabalho dedicado e de seus companheiros colaboradores vazou as fronteiras de municípios vizinhos e nessa versão o Bloco foi surpreendido com outros idosos que se organizaram em caravanas e vieram participar da festa na tarde do domingo, disse o pierrô José Socorro ao Portal Folha. Também muitos jovens e até crianças entraram na folia, eu vi criancinhas de até 10 anos, fantasiadas brincando no meio dos idosos e até criancinhas fantasiadas como personagens de programas infantis saltitavam nos colos de suas mães, disse mais o velho pierrô.
A animação desta sexta versão do Bloco do Mofo tomou maiores proporções pela presença de um mini trio elétrico que empurrava a alegria pelas ruas tocando as músicas dos tempos das columbinas e dos palhaços dos carnavais dos anos sessenta.
Para José Socorro, o apoio que a Prefeitura Municipal sempre deu todos os anos através de suas secretarias, especialmente a de Cultura, tem sido um importante meio de preservação desta festa que acabou se incorporando ao Calendário Cultural do Município desde 2010. No final da programação que se deu ao anoitecer na Praça da Conceição, o responsável pela festa agradeceu a colaboração de todos, pela participação e pelas presenças, entre as quais destacou as presenças do prefeito Silva Neto, de sua vice Keinha e de alguns secretários municipais presentes.

                                                                                 Fotos
BM4

BM2
Bloco do Mofo 2013
BM3
Bloco do Mofo 2013
Bloco do Mofo 2013
Bloco do Mofo 2013
Bloco do Mofo 2013
Bloco do Mofo 2013
Bloco do Mofo 2013
Bloco do Mofo 2013
Bloco do Mofo 2013






Fonte: Porta Folha
Por: Gidalti Moura