terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Ficha Limpa vai atazanar a vida de muita gente em Araci


A novela da ‘Ficha Limpa’ não trouxe final feliz para os políticos ‘Ficha Suja’ espalhados pelo Brasil a fora. O Supremo Tribunal Federal (STF) passou mais de um ano para decretar a Constitucionalidade da referida Lei e a sua validade nas eleições municipais deste ano.
É notável que a Lei ‘Ficha Limpa’ trouxe fortes dores de cabeça e vai atazanar a vida de políticos aracienses que pretendem disputar as eleições vindouras e encontram-se em situação complicada com o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) ou com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Fato é que se a Lei ‘Ficha Limpa’ barrar algum postulante, a nossa sociedade ganhará mais uma oportunidade de votar em candidatos superlimpos nestas eleições. Mesmo notando a importância da citada lei, creio que a sociedade baixou a cabeça diante dos descasos políticos a partir do momento que continuou a votar em ‘Fichas Sujas’.
Foi preciso que uma parte das pessoas politicamente mais esclarecidas formulasse a Lei, em conjunto com as ONG´s, Associações e Partidos de esquerda, para barrar uma situação que poderia ser evitada com o voto consciente.
‘Graças ao STF, a Lei ‘Ficha Limpa’ validou duas novidades para as eleições deste ano. A primeira trata-se de candidatos com condenações por órgãos colegiados terem os registros indeferidos pela Justiça Eleitoral. No passado, isso só acontecia caso houvesse decisão final sem mais possibilidades de recurso (o chamado trânsito em julgado).
A segunda novidade trata-se de a Lei valer para condenações e/ou renúncias acontecidas antes de 10 de junho de 2010 (data em que foi homologada a sanção das novas regras de inelegibilidade, pelo então presidente Lula)’.
Creio que a ‘Ficha Limpa’ (apesar de ser um grande passo) não será suficiente para mudar o perfil dos políticos. Precisamos de mudança na cultura política e de Reforma Política, para que daí advenham mudanças de fato.