domingo, 15 de setembro de 2013

Araci é a principal beneficiada com investimentos para ações de combate à seca

Com investimentos que ultrapassam a casa dos milhões de reais, a cidade de Araci foi a principal beneficiada pelo Governo do Estado, entre os dezenove municípios que fazem parte do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território do Sisal (Consisal), para ações de combate à seca na região. Os projetos contemplados no município foram o Araci Norte, o Semeando Renda e Cisternas de Consumo.
Durante o encontro que reuniu secretários estaduais, deputados federais, prefeitos, vices, ex-prefeitos, vereadores, e a comunidade dos municípios que fazem parte do Consisal, e que aconteceu nesta sexta-feira (13) na cidade de Serrinha, o consórcio foi contemplado com um kit de máquinas composto por trator esteira, pá carregadeira, escavadeira hidráulica e caminhão caçamba, entregue pelos secretários Rui Costa (Casa Civil), Moema Gramacho (Desenvolvimento Social) e Cícero Monteiro (Desenvolvimento Urbano), além de prefeitos da região.
Araci ficou em destaque entre os outros municípios do Consisal, pela quantidade de benefícios que recebeu: uma ordem de serviço para o sistema de abastecimento de água para dessedentação animal, assinado junto à Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb), no valor de R$ 45 mil para a comunidade de Terra Vermelha; também com a Cerb, foi anunciada a licitação para obra de implantação de sistema integrado de abastecimento de água, o Águas do Sertão, no valor de R$ 45,5 milhões (em parceria com o município de Tucano), que irá beneficiar cerca de 35 mil pessoas em 64 localidades.
Foram entregues ainda 7 (sete) títulos de regularização fundiária pela Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA) a agricultores de Araci. O município também recebeu um caminhão baú para carga seca que será destinado ao povoado de Tapuio, do programa Semeando Renda, que servirá para o fortalecimento das cadeias produtivas do sisal, caprinocultura de leite e fruticultura nativa, e principalmente, será destinado ao transporte do sisal.
Ainda um convênio entre o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan) e Consisal entregou 3.200 cisternas de consumo a famílias das comunidades rurais de 8 municípios, incluindo Araci, que recebeu uma das 11 motos para uso dos técnicos de campo, entregues pelo Consisal durante o evento.
Através das linhas de crédito para o desenvolvimento da agricultura, do BNDES, o Governo da Bahia, através da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), fez a doação de um trator para a Associação Comunitária Palmeira. O equipamento irá beneficiar cerca de 300 famílias da localidade.
Para o prefeito Silva Neto, os investimentos são importantes para o município, pois beneficia principalmente as comunidades da zona rural que sofrem com a seca.
De acordo com Rui Costa, que coordena o Comitê Estadual para Ações de Convivência com o Semiárido, a ação visa intensificar o desenvolvimento do semiárido, beneficiando os municípios do território de identidade do Sisal. “Essas máquinas se somam às que a presidente Dilma Rousseff já entregou aos municípios. Todas essas ações juntas vão melhorar a vida do homem e da mulher da zona rural. Desenvolver o semiárido é desenvolver a Bahia, fortalecendo a agricultura familiar e dando qualidade de vida à população”, afirmou.
Secretários e Deputados Federais reunidos durante o evento

comunidade presente ao evento

Silva Neto assina documento que garante os benefícios
ao município de Araci
documento garante investimentos para o município de Araci


parte dos equipamentos que foram entregues ao Consisal


Fonte: Assessoria de Comunicação
              Prefeitura de Araci