sexta-feira, 25 de maio de 2012

Educação e saúde juntas no combate a dengue

Por: Do Karmo Carvalho / Informações da Secom
Uma equipe do Centro de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde vem desenvolvendo trabalho importante de combate a dengue. O trabalho de conscientização e informações sobre a doença acontece nas escolas do município – uma parceria entre a saúde e a educação que vem dando certo.
O público alvo da campanha é os alunos das series iniciais da alfabetização. Isso, porque a criança pode ser um agente multiplicador do combate a dengue e pode ajudar a família a diminuir os locais que favorece a procriação do mosquito.
A campanha já passou por escola da zona rural como a escola da comunidade de Fubá.
Alunos participam das palestras realizadas nas escolas.

A Escola Municipal Don Jackson também recebeu a palestra. Os alunos da escola se reuniram no pátio para assistirem a palestras e colher informações sobre o combate da dengue.
Segundo o Centro de endemias, o índice de infestação de larvas do mosquito da dengue nos imóveis de Araci caiu de 2,95%, registrado no fim de 2008; para 0,75%, em 2011, mantendo-se abaixo do limite de alto risco de transmissão da doença estabelecido pelo Ministério da Saúde (MS), que é de 6%.  Estes dados foram apresentados no II Seminário de Combate a Dengue, realizado pela prefeitura de Araci através da secretaria municipal de saúde e do Centro de Endemias.
Para conseguir esta redução foi preciso desenvolver um trabalho contínuo com as ferramentas disponibilizadas pelo o município. Um trabalho que foi realizado em cinco ciclos de combate a dengue em 2009 e 2010 e seis ciclos em 2011. Este trabalho continua nas escolas da sede e da zona rural neste ano.

Fonte: portal folha