quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Número de acidentes com animais peçonhentos teve um aumento de 157% nos últimos dez anos




A incidência de acidentes com animais peçonhentos, aumentar nesta época do ano. No verão, devido às chuvas, os animais tendem a buscar por locais secos. A época de férias também é um fator determinante, pois a exposição às situações de risco aumenta, como fazer trilhas em parques e florestas não estando calçado adequadamente, o descuido em locais litorâneos e na própria residência.

Milhares de casos de acidentes com animais peçonhentos foram registrados em todo o país. No ano passado. De acordo com um levantamento realizado pelo Ministério da Saúde em 2012, 

De acordo com o os médicos, os casos de acidente por animais peçonhentos devem ser tratados com urgência e a vítima deve ser levada ao hospital imediatamente. “Identificar o animal que causou o acidente é imprescindível para o tratamento. Cada animal define o tratamento específico que deve ser feito e pode indicar a gravidade da situação” comenta o especialista. Em casos em que não é possível capturar o animal, apresentar características, como cor e tamanho, pode ajudar na hora de indentificar o causador do acidente. para identifica-lo.

O primeiro atendimento às vítimas de acidentes com animas peçonhentos deve ser feito no hospital com profissionais capacitados. “O que se pode fazer em casa é lavar com água corrente e sabão, nada além disso.
 Vários costumes populares são usados erroneamente, como por pó de café sobre a picada e aplicar torniquetes no membro ferido, o que é prejudicial à vítima e contra indicado pelos médicos. “Sugar o veneno com a boca põe em risco o paciente e o socorrista. O melhor a ser feito é tranquilizar o ferido, deixá-lo em repouso e encaminhá-lo imediatamente ao hospital” conclui o médico.

Para melhor segurança contra esses animais e um cuidado relevante no combate aos escorpiões, principais responsáveis pelos acidentes, é manter o lixo bem fechado, colocando-o nos dias e horários adequados para a coleta, Tampar ralos com telinhas, colocar aquelas borrachas que protegem as gretas debaixo da porta, para evitar que o bicho entre dentro de casa. Além disso, sempre sacudir sapatos e roupas antes de utilizá-los. “Isso deve ser feito para que as baratas e os animais que possam se nutrir com esse lixo, não se aproximem da nossa casa. Porque o escorpião adora barata. E se tem barata, "casa, comida e roupa lavada’, ele não vai lá pra sua casa? Assim, ele pode interagir com você”
Nas zonas rurais, o uso de botas de cano médio e de luvas de raspa de couro é fundamental, já que esses aparatos evitam cerca de 70% dos acidentes com peçonhentos.

Da Redação