terça-feira, 2 de julho de 2013

Alvorada de fogos dá início aos festejos pela Independência na Bahia


Uma alvorada de fogos deu início aos festejos do Dois de Julho, data em que se celebra a Independência do Brasil na Bahia, nesta terça-feira, em Salvador. A alvorada foi realizada por volta das 6h e pouco depois, umas 7h, o caboclo e a cabocla, símbolos da Independência, já estavam sendo posicionados fora do pavilhão Dois de Julho, para a organização da saída do cortejo no Largo da Lapinha. Pouco antes das 8h, a estimativa da Polícia Militar era de que cerca de mil pessoas já estivessem espalhadas pelo local. Entre os participantes, estava um grupo de 40 estudantes da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesc), que viajaram de ônibus durante a madrugada de Vitória da Conquista para a capital baiana a fim de participar do cortejo.

"Nosso objetivo é acompanhar o cortejo e dar um viés de manifestação. Vou seguir o pessoal do Movimento Passe Livre, mas tenho muito mais motivos para me manifestar", diz Ygor Schinidel, 29 anos, estudante de comunicação da Uesc. 
Após o hasteamento da bandeira do Brasil, o hino ao Dois de Julho é executado, dando início ao cortejo que desfila pelas ruas do centro de Salvador em direção ao Terreiro de Jesus e à Praça Municipal, onde termina a primeira parte do desfile. À tarde, haverá o hasteamento da bandeira da Bahia no Forte São Marcelo e a homenagem aos heróis da Independência na Câmara Municipal. Depois, o cortejo sai em direção ao bairro Campo Grande. As atividades serão finalizadas com execução do hino ao Dois de Julho pelas bandas da Marinha, Exército, Aeronáutica e Polícia Militar.
A Independência do Brasil na Bahia completa 190 anos nesta terça-feira, mas os festejos seguem até sábado (6). Em junho, a presidente Dilma sancionou a lei que inclui o Dois de Julho como data histórica do calendário de efemérides nacionais.
Da redação
Informação: G1.com