terça-feira, 8 de outubro de 2013

Cerca de 1600 mulheres foram atendidas durante o Programa de Rastreamento do Câncer de Mama em Araci

Durante o período em que esteve disponível à população, foram feitos na carreta do Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama, 1557 mamografias e 780 exames preventivos. Este número de atendimentos superou a expectativa da Secretaria de Saúde.
Dentro da carreta, que ficou no município até o início do mês de setembro (o prazo era até o dia 06 último, mas a secretaria conseguiu que fosse estendido por mais uma semana, para atender à demanda) era possível fazer exames também de detecção de câncer de colo do útero, outra situação da doença que é tão grave quanto nas mamas. O atendimento era priorizado às mulheres com idades entre 50 e 69 anos, e também era possível fazer exames preventivos.
O atendimento diário tinha o limite de até 140 mulheres por dia (70 em dois turnos), que foram cadastradas através dos Agentes Comunitários de Saúde. “Caso o limite diário não seja preenchido, poderemos atender a demanda espontânea”, disse Karine Santiago, Coordenadora das equipes do Programa de Agentes Comunitários da Saúde (PACS) e do Programa de Saúde da Família (PSF) de Araci.
A ação, que conta com a parceria da Clínica Delfin, da Secretaria Estadual da Saúde (SESAB) e da Prefeitura de Araci, através da Secretaria de Saúde com apoio da Coordenação de Políticas Públicas da Mulher, ofereceu ainda os exames para a confirmação diagnóstica, avaliadas por médicos que fazem parte da equipe de atendimento. Os resultados serão encaminhados pela Clínica, com a indicação ou não para o tratamento, caso algo seja detectado.

Fonte:

Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Araci