terça-feira, 8 de outubro de 2013

Estagiários de Araci aprendem mais sobre seus direitos e deveres

Para que um profissional alcance um bom cargo no mercado de trabalho são necessários muitos anos de atuação na sua área de formação. E em seu histórico, com certeza este profissional já foi estagiário.
Ao entender que esta rotina é importante para a formação de bons profissionais, a secretaria de Cultura e Turismo de Araci procurou uma das mais renomadas empresas no ramo de estágios, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e firmou uma parceria, trazendo para os estudantes, a apresentação sobre os direitos e deveres dos estagiários.
“É bom saber o que temos como direitos e deveres dentro da lei de estágio, e como recorrer quando precisarmos de auxílio para qualquer coisa em nossa vida de estagiário”, disse o estudante Railan Dantas. Ele é um dos monitores do Centro Digital de Cidadania (CDC) do município, vaga que foi conquistada através de suas notas e frequência na escola que estuda.
Inclusive, de acordo com a secretária de Cultura e Turismo do município, Gauba Rejane Oliveira, estas são algumas das prerrogativas para que os jovens possam participar do programa de estágio: ter uma boa frequência na escola, e com boas notas também. “Buscamos qualificar os nossos futuros trabalhadores, onde eles possam saber chegar e ser o diferencial na empresa, como um profissional, graças a esta parceria”, explicou a secretária.
Ela ressalta ainda a importância dessa parceria para o município, pois, de acordo com os coordenadores do Instituto, que vieram a Araci para ministrarem uma palestra sobre os direitos e deveres, também sobre marketing pessoal e temas correlatos, finalmente a parceria conseguiu ser firmada, graças ao apoio do executivo municipal.
Os estagiários atuam hoje no município nas áreas de educação, saúde e no próprio CDC, com os monitores. “Desejamos ampliar o número de estagiários, pois temos muitos jovens com capacidade, e só esperam a oportunidade aparecer, como está acontecendo agora”, disse Gauba Rejane.
Para o Supervisor do IEL para o Norte e Nordeste do Estado, Carlos Fernandes, o esclarecimento da lei 11.788/08, que trata sobre a regulamentação do estágio de estudantes é a parte mais importante dessa capacitação. “Araci deu um pontapé importante neste trabalho de capacitação, pois começa a nova gestão com um programa de estágio inovador, implementado o que faltava ao município, pois outros da região já ofereciam este programa”, explicou.
“Para o município, o cumprimento do papel social de investir na formação de profissionais locais, sem precisar procurar profissionais de fora, é de suma importância; e para o aluno, é a chegada de oportunidades de capacitação profissional em nível de estágio”, completou o supervisor.

Inscrições CDC
E para quem ainda está em busca de cursos na área de informática básica, a secretaria de Cultura e Turismo informa que ainda estão abertas as inscrições. Os interessados devem se dirigir ao Centro de Treinamento Profissional (CTP) localizado no centro da cidade, e nos Centros de Digitais de Cidadania (CDC) dos bairros e da zona rural.



Fonte:
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Araci