quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Situação do hospital segundo o relato do médico concursado na cidade, Dr. Jamil Abrão Santos Salvador

Na portaria do Hospital a situação está precária, não existe o procedimento padrão de triagem, não existe porteiro nem segurança. Qualquer pessoa tem acesso as dependências do Hospital e não existe horário de visita.
O Hospital só possui um Tensiômetro que serve a toda unidade e não tem autoclave (equipamento que serve para esterilizar os materiais de procedimentos cirúrgicos). No setor de Urgência e Emergência o desfibrilador e oximetro estão quebrados o equipamento laringoscópio está sem bateria para a realização de exames. Faltam medicamentos básicos como Dexametasona, Voltaren, Diazepam, matérias para sutura e soros específicos.
O posto de enfermagem não tem papel toalha e sabão e as macas sem lençóis prejudicando a higiene.  Não existe material para gestantes e puérperas como fraldas descartáveis. As fiações estão expostas e inadequadas dentro do local.
Na enfermaria cirúrgica está sem lençóis para as macas, materiais cirúrgicos específicos, sem equipamento para esterilização de materiais e falta de medicações.
Na sala de parto a mesa está enferrujada e forrada com sacos de lixo, as paredes estão sujas e no local não tem nenhum material especifico, muito suporte: medicações de urgência. Falta relógio no local para registrar o horário do nascimento das crianças. No local também não existe lençóis e existem fios expostos no local.
No quarto do conforto do médico existe mofo nas paredes e no banheiro não existe nem sabonete nem papel toalha. Os médicos precisam compartilhar a mesma toalha dividindo uma para cada dois médicos. O repouso dos médicos tem que ser feito no chão do local. A água no local está vencida desde o dia 01 de outubro de 2013.
A alimentação dos médicos é:
Café da manhã: Cafézinho, Leite com Água (Um litro de leite diluído em 2 litros de água), Batata Doce e Banana da Terra. (Quando Tem)
Almoço: Galinha, Feijão, Macarrão e Arroz
Jantar: Cuscuz, Farofa, Linguiça, Frango (Óleo Puro) Um dia sim e no outro também!
Lanche: Café, Bolacha, Pão e Leite de Água (Como no Café da Manhã)
Quando os motoristas viajam (Regulação) e chegam de madrugada no hospital a comida é servida fria, mesmo sendo fritura a óleo, pois o microondas fica na cozinha fechada e mesmo que tivesse aberta o equipamento não funciona.
 O Doutor ainda desabafa que o tratamento dado aos médicos cubanos recém chegados a cidade é diferenciado.
Segue as fotos atuais do referido hospital